Ensino Médio Online

Exercícios sobre a Cadeia Alimentar (com gabarito)

Exercício 1: (UDESC 2008)

A teia alimentar mostrada abaixo apresenta as relações entre os diversos tipos de organismos. Sobre isso, é incorreto afirmar:


Exercício 2: (UFMG 2008)

Analise este gráfico, em que estão representados dados obtidos em um estudo sobre a cadeia alimentar presente em determinada área:

Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que as curvas I, II e III representam, respectivamente, populações de:


Exercício 3: (VUNESP 2009)

Considere o esquema que mostra diversos níveis tróficos ligados entre si formando uma teia alimentar na qual ocorre transferência de matéria e energia entre os organismos representados.

(Hickman, Roberts e Larson, Princípios integrados de zoologia. Adaptado)

Ao destacar uma cadeia alimentar com cinco níveis tróficos, dentre as várias relações, pode-se considerar que, nessa cadeia,


Exercício 4: (UFPR 2010)

Abaixo estão representados três exemplos de cadeias alimentares na coluna da esquerda e, na coluna da direita, três pirâmides que expressam o número relativo de indivíduos em cada nível, numa situação de equilíbrio ecológico. Relacione as cadeias alimentares da coluna da esquerda com as pirâmides da direita.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.


Exercício 5: (UFPR 2010)

Algumas populações de humanos têm sua dieta baseada em carne de peixe. Para as populações que vivem à beira de rios poluídos por mercúrio, por exemplo, é mais prejudicial comer peixes carnívoros do que peixes herbívoros porque:


Exercício 6: (Enem 2014)

Os parasitoides (misto de parasitas e predadores) são insetos diminutos que têm hábitos muito peculiares: suas larvas podem se desenvolver dentro do corpo de outros organismos, como mostra a figura. A forma adulta se alimenta de pólen e açúcares. Em geral, cada parasitoide ataca hospedeiros de determinada espécie e, por isso, esses organismos vêm sendo amplamente usados para o controle biológico de pragas agrícolas.

A forma larval do parasitoide assume qual papel nessa cadeia alimentar?


Exercício 7: (UFSC 2017)

O esquema abaixo representa interações ecológicas e teve por base informações presentes em uma placa que está situada na trilha do Pau-Jacaré, localizada no Parque Ecológico do Córrego Grande, em Florianópolis-SC.

Sobre os assuntos relacionados, é correto afirmar que:


Exercício 8: (FUVEST 2016)

Em relação ao fluxo de energia na biosfera, considere que

• A representa a energia captada pelos produtores;
• B representa a energia liberada (perdida) pelos seres vivos;
• C representa a energia retida (incorporada) pelos seres vivos.

A relação entre A, B e C na biosfera está representada em:


Exercício 9: (Unespar 2015)

Uma atribuição dos biólogos é o estudo das diferentes cadeias alimentares para avaliar o equilíbrio ecológico de determinadas regiões. Considere a seguinte cadeia alimentar e assinale a alternativa correta:

Milho → Gafanhoto → Louva a Deus → Sapo → Cobra.


Gabarito

Questão 1: E

Questão 2: D

Questão 3: D

Questão 4: C

Questão 5: D

Questão 6: B

Questão 7: 1, 2, 4, 8, 32

Questão 8: D

Questão 9: C