Ensino Médio Online

Exercícios sobre Períodos Literários (com gabarito)

Exercício 1: (UDESC 2009)

Uma vez que a literatura é o reflexo de um momento histórico, e que nela podem estar revelados os principais acontecimentos econômicos, políticos e sociais de cada estilo de época, relacione cada Escola Literária brasileira ao seu devido contexto social.

(1) Barroco
(2) Romantismo
(3) Realismo
(4) Simbolismo
(5) Modernismo
(   ) A urbanização da cidade do Rio de Janeiro, agora transformada em Corte, cria uma sociedade consumidora representada pela aristocracia rural, pelos profissionais liberais e jovens estudantes, todos em busca de entretenimento; o espírito nacionalista passa a exigir uma cor local para a literatura, na valorização do índio e das terras brasileiras.

(   ) No Brasil, havia a presença cada vez mais forte dos comerciantes, com as transformações ocorridas no Nordeste em conseqüência das invasões holandesas e, finalmente, com o apogeu e a decadência da cana-de açúcar. Na literatura, o homem de tal época vivia em estado de tensão e desequilíbrio, em um conflito entre o terreno e o celestial.

(   ) Os grandes proprietários rurais de São Paulo e Minas Gerais eram beneficiados pela política do café com-leite. Ao mesmo tempo em que os artistas pretendiam colocar a cultura brasileira a par das correntes de vanguarda do pensamento europeu, havia a tomada da consciência da realidade brasileira, que resultou em uma grande exposição artística.

(   ) Transição para o século XX e definição de um mundo novo. As correntes materialistas e racionalistas não mais respondem às exigências de uma nova realidade: as tendências espirituais renascem, o subconsciente e o inconsciente são valorizados.

(   ) O positivismo, o evolucionismo e, principalmente, a filosofia alemã inspiraram a literatura brasileira, que vivia um momento histórico conturbado em decorrência do abolicionismo, do ideal republicano e da crise da Monarquia.

[Adaptações de NICOLA, José de. Literatura brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione, 1998.]

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo:


Exercício 2: (UFF 2010)

Assinale a opção correta.


Gabarito

Questão 1: C

Questão 2: E
A única opção correta é a letra E “O Romantismo relaciona-se com um modo de escrever que adota a estética da expressão do eu autoral”.
As demais afirmativas estão todas incorretas. Vejamos:
A letra A está incorreta, pois afirma que o Modernismo busca produzir a simplicidade e a métrica do pastoralismo. Na verdade o Modernismo discute a linguagem e criação literárias buscando encontrar uma identidade nacional brasileira para a mesma. Para tanto, rompe estes padrões que eram muito cultivados na literatura pregressa e adota o verso sem métrica, porém a criatividade no uso da linguagem. O pastoralismo era uma tendência árcade, e não modernista, de abordar assuntos bucólicos, amorosos, e imagens da natureza.
A letra B está incorreta já que relaciona o Neoclassicismo com o Barroco, quando na verdade um combatia os princípios do outro. O Neoclassicismo foi um movimento cultural que nasceu na Europa e veio influenciar substancialmente a arte ocidental, já que era baseado nos ideais iluministas e retomava o interesse pela cultura clássica. Foi, na verdade, uma reação contra os excessos cometidos pela arte barroca.
A letra C também está incorreta, pois afirma que o Realismo se caracteriza pela musicalidade, sinestesia e aliterações. Estas características estão mais para o simbolismo. O Realismo se caracterizou mais pela racionalidade, pela linguagem clara e objetiva, pela crítica social.
A letra D está incorreta, pois apresenta a característica fundamental do Realismo, e não do simbolismo, que é “um modo de escrever que apresenta a realidade tal como ela é”.