Exercícios sobre Efeito Doppler (com gabarito)

Exercício 1: (UDESC 2009)

Em 1997, durante o exercício militar Mistral I, os aviões Mirage III-E da Força Aérea Brasileira conseguiram ótimos resultados contra os aviões Mirage 2000-C franceses, usando a manobra Doppler-notch . Esta manobra é utilizada para impedir a detecção de aviões por radares que usam o efeito Doppler (radares Pulso-Doppler). Ela consiste em mover o avião alvo a 90 do feixe eletromagnético emitido por este tipo de radar, conforme ilustrado no esquema abaixo.

Quando o avião B se move a 90º do feixe eletromagnético, o radar Pulso-Doppler do avião A não consegue determinar a diferença de freqüência entre o feixe emitido e o feixe refletido porque:


Exercício 2: (URCA 2018/1)

Um observador em repouso, munido de um detector de frequências sonoras, detecta uma frequência igual a f1 quando uma fonte sonora se aproxima e uma frequência igual a f2 quando esta mesma fonte sonora se afasta. O fenômeno relacionado à alteração da frequência detectada por um observador e uma fonte sonora devido ao movimento relativo entre eles é chamado Efeito Doppler. Seja VS a velocidade de propagação do som no ar. Podemos afirmar que a velocidade da fonte sonora é igual a:


Gabarito

Questão 1: B

Questão 2: D