Exercícios sobre o Modernismo (com gabarito)

Exercício 1: (UDESC 2010)

As proposições abaixo se referem ao Modernismo e aos seus Manifestos. Assinale a alternativa incorreta.


Exercício 2: (UFSC 2017)

O sorriso enigmático de Mona Lisa faz por merecer a multidão de turistas e a enxurrada de flashes que a registram todos os dias no Museu do Louvre, em Paris. Criada por Leonardo da Vinci no início do século XVI, a Gioconda é resultado da utilização de técnicas apuradíssimas e proporções corporais exatas, sem falar no famoso meio sorriso e no olhar enviesado. Mais do que uma revolução artística, porém, o que aquela criação testemunha é um período de transformações culturais e sociais que varreriam a Europa e dariam luz ao homem moderno.
ASSIS, A. F. A razão brilha para todos. Revista de História, ano 9, n. 98, p. 18, nov. 2013.

Sobre a Europa, no período conhecido como modernidade, é correto afirmar que:


Gabarito

Questão 1: A
Neste exercício, a alternativa incorreta é a letra A – “O manifesto Verde-Amarelo, formado por um grupo de escritores jovens, surgiu logo depois do Movimento Pau-Brasil e tinha como objetivo dar continuidade ao Romantismo, que focava o homem português como herói nacional”.
O equívoco desta afirmação se dá porque apesar de o manifesto Verde-Amarelo ter surgido em seguida do movimento Pau-Brasil, o mesmo confrontava as ideias deste. Além disso, o objetivo não era dar continuidade ao Romantismo, já que foi um movimento modernista, decorrente da Semana de Arte Moderna, seu objetivo era, através de textos patrióticos e ufanistas, exaltar e idealizar o país. Nesta realidade, o homem português (europeu) jamais poderia ser idealizado como herói nacional, já que o movimento buscava uma identidade nacional brasileira.
As demais proposições estão corretas ao se referirem ao Modernismo e aos seus manifestos.

Questão 2: 1, 2, 8, 16