Questões sobre a Dualidade onda-partícula (com gabarito)

Exercício 1: (UFSC 2017)

A natureza da luz é um tema que ocupa os estudiosos desde a antiguidade. As teorias corpuscular e ondulatória buscam a preferência de cientistas famosos para explicar fenômenos importantes da ciência. No entanto, após o experimento da fenda dupla de Thomas Young, em 1802, e da explicação do efeito fotoelétrico realizada por Albert Einstein, em 1905, a ideia da dualidade onda/partícula da luz foi aceita pela comunidade científica. A experiência da fenda dupla consiste em fazer a luz passar por duas fendas em uma placa e observar o padrão de franjas (listras) claras e franjas (listras) escuras. Já o efeito fotoelétrico consiste em incidir luz sobre uma placa metálica para arrancar elétrons.

Considerando o que foi exposto acima, é correto afirmar que:


Exercício 2: (UFRGS 2015)

O físico francês Louis de Broglie (1892-1987), em analogia ao comportamento dual onda-partícula da luz, atribuiu propriedades ondulatórias à matéria.

Sendo a constante de Planck h = 6,6×10-34 J.s, o comprimento de onda de Broglie para um elétron (massa m = 9×10-31 kg) com velocidade de módulo v = 2,2×106 m/s é, aproximadamente:


Gabarito

Questão 1: 4, 16, 32

Questão 2: A