Atividades, Exercícios e Simulados para Enem e Vestibulares.

800 mil vagas para o Pronatec em Educação à Distância

Estão abertas mais de 800 mil vagas para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade Educação à Distância (EAD), do Pronatec Oferta Voluntária. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) em articulação com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e outros agentes parceiros, destinada prioritariamente aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e beneficiários dos programas federais de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família.

A qualificação profissional faz parte de um dos eixos do Plano Progredir, lançado no último dia 26, pelo governo federal. O plano é um conjunto de ações, coordenado pelo MDS, para gerar emprego e renda e promover a autonomia das pessoas inscritas no CadÚnico e dos beneficiários do Bolsa Família.

São mais de 80 cursos de formação continuada em áreas da construção civil, design, administração, saúde, segurança, ambiental, idiomas, entre outros. Os cursos serão oferecidos por instituições privadas de ensino profissional e ensino técnico que se candidataram voluntariamente, ou seja, sem receber repasses do Ministério da EducaçãoMEC.

De acordo com Helber Ferreira, gerente do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), a prioridade do programa segue as recomendações do governo federal.

“O público prioritário é composto por famílias de baixa renda, especificamente os inscritos no CadÚnico e beneficiários de programas de transferência de renda. Isso não impede que pessoas que não atendam o perfil de prioridade, não possam fazer a inscrição no Pronatec Voluntário, desde que atentem para o calendário de pré-matrículas dos não prioritários”, explicou.

Pré-matrículas

O período de pré-matrículas do Pronatec está com inscrições abertas desde o dia, 26/9, e ficará disponível até dia 22 de outubro.

Vale ressaltar que até 10 de outubro, o sistema de gerenciamento de vagas do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) estará aberto somente para a inclusão do público prioritário do MDS. Neste caso, a pré-matrícula será feita nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e no Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) da Semmasdh.

Público não prioritário

A partir do dia 11 de setembro até o dia 22 de outubro, qualquer candidato poderá realizar a inscrição online no site do MEC, pelo endereço http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro.

Validação da Matrícula

O Sistec emitirá uma “Carta de Encaminhamento” com o endereço eletrônico para acesso à plataforma EAD por meio da internet, além de outras informações necessárias para iniciar o curso. A matrícula será validada na própria plataforma pelo aluno, no período de 30 de outubro a 19 de novembro.

Fiquem de olho!!!

VEJA ABAIXO AONDE TEM VAGAS NO PRONATEC

VAGAS DO PRONATEC EM VOTORANTIM – SP

A Prefeitura de Votorantim – SP  está com 90 vagas abertas para nove cursos do Pronatec, na modalidade ensino à distância (AED). As inscrições devem ser feitas a partir de 26/09 até o dia 22 de outubro/2017.

Serão 10 vagas por curso sendo preenchidas por ordem de chegada. Serão disponibilizados os cursos de:

  • Inglês básico
  • Espanhol básico
  • Língua brasileira de sinais (libras) básico
  • Fotógrafo
  • Vendedor
  • Mensageiro
  • Recepcionista
  • Produtor de cerveja
  • Locutor/apresentador/animador

O programa oferece opções de cursos profissionalizantes, à distância, destinados ao turismo, exclusivos para os moradores de Votorantim.

A carga horária de cada uma das opções varia entre 160 a 200 horas e haverá emissão de certificados ao final.

As pré-matrículas devem ser efetuadas presencialmente na Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur), na Avenida São João, 649, Jardim Icatu, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Os interessados com mais de 18 anos podem se inscrever sem exigência de escolaridade mínima. Os documentos necessários para a pré-matrícula são: RG, CPF, comprovante de endereço, além de telefone de contato e e-mail.

Concluída a pré-matrícula, o aluno receberá uma carta de encaminhamento com código de inscrição, período de início e término do curso, endereço eletrônico e prazo máximo para acesso a plataforma EAD.

Para efetivar a matrícula definitiva, o candidato deverá acessar a plataforma EAD da instituição e fornecer o número do CPF e o código de inscrição, dado disponível na carta de encaminhamento.

O candidato terá acesso a computador e internet no Acessa São Paulo, na Biblioteca Municipal, para realizar a matrícula e o curso.

Mais informações pelo telefone (15) 3243-1191 ou encaminhar e-mail para [email protected]

VAGAS DO PRONATEC EM TAUBATÉ

Taubaté está com 270 vagas abertas para cursos do Pronatec
Vagas são para curso de libras, fotógrafo, editor de vídeo, assistente de administração, entre outras.

taubaté está com 270 vagas disponíveis para nove cursos gratuitos à distância no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Importante – As inscrições vão de 26 de setembro a 16 de outubro/2017.

Ao todo são 30 vagas para cada curso, entre as áreas de libras, recepcionista, editor de vídeo, fotógrafo, auxiliar de fiscalização ambiental, assistente administrativo, entre outras. Será permitida apenas uma inscrição por pessoa.
Os interessados devem ter acima de 15 anos e ir até a Secretaria de Turismo e Cultura de Taubaté munidos de documento com foto e CPF. O local fica na Praça Cel. Vitoriano, 1, no Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

VAGAS DO PRONATEC EM MANAUS

De 26/09 até o dia 22 de outubro, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) receberá inscrições para nove cursos de capacitação técnica na modalidade Educação à Distância (EAD) ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), executado pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições deverão ser feitas via e-mail.

Para participar os candidatos devem ter no mínimo 15 anos, ter ao menos o ensino fundamental completo e ter acesso à internet para assistir as aulas. Serão disponibilizadas 30 vagas para cada curso. Os cursos disponíveis são Inglês Básico, Língua Brasileira de Sinais (Libras) básico, Recepcionista, Editor de Vídeo, Fotógrafo, Iluminador Cênico, Ilustrador, Operador de Câmera e Sonoplasta.

A ficha de inscrição para a pré-matrícula está disponível no portal Viva Manaus, pelo link www.vivamanaus.com. Depois de preenchido o documento deverá ser enviado para o e-mail [email protected]

Após a realização da pré-matrícula, os candidatos selecionados serão contatados pela Diretoria de Turismo da Manauscult que informará o início das aulas. Mais informações podem ser obtidas pelo número (92) 3215-7126 / 3215-3474.

 VAGAS DO PRONATEC EM PONTA GROSSA

Pronatec oferta mais de 2,5 mil vagas em cursos gratuitos e a distância para Ponta Grossa
Pré-matrículas podem ser feitas até 3 de outubro para aulas nas áreas de indústria, comércio e turismo.

O Pronatec Voluntário, na modalidade Ensino a Distância (EAD), recebe inscrições para mais de 2.550 mil vagas em cursos de qualificação profissional em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná. O prazo de inscrição termina em 3 de outubro.

Ao todo, são 26 cursos relacionados às áreas de indústria, comércio e turismo, como idiomas e atendimento. Veja a lista de cursos abaixo.

Podem participar pessoas com mais de 16 anos e que tenham ensino fundamental completo ou médio, conforme as especificações de cada curso.

As inscrições podem ser feitas na Agência do Trabalhador, na Fundação Municipal de Turismo ou na Sala de Qualificação. Veja os endereços dos três locais abaixo.

Para fazer a inscrição, é preciso apresentar o documento de identidade, o CPF, um comprovante de residência, ter um e-mail ativo e, por fim, preencher o formulário de pré-matrícula. É permitida a inscrição em um curso por pessoa.

As aulas são gratuitas, com previsão de início no dia 30 de outubro, com duração média de 160 horas (3 a 4 meses) e certificado emitido pelo Ministério da Educação (MEC).

Os candidatos que não têm acesso à internet para assistir às aulas, podem usar os equipamentos disponibilizados na Agência do Trabalhador. Basta realizar um cadastro e o agendamento de horário na Sala de Qualificação.

Veja onde fazer a inscrição:

  • Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) – Rua 07 de Setembro, 510 – Centro; telefone: (42) 3901-1601/3223-3709;
  • Agência do Trabalhador – Rua Dr. Penteado de Almeida, 240 – Centro; telefone: (42) 3222-9980;
  • Sala de Qualificação (Prefeitura de Ponta Grossa, 4º andar) – Avenida Visconde de Taunay, 950 – Ronda; telefone: (42) 3220-1250.

Veja os cursos e o número de vagas para cada

  • Agente de Gestão de Resíduos Sólidos – 100;
  • Assistente de Faturamento – 100;
  • Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção – 100;
  • Assistente de Recursos Humanos – 100;
  • Assistente Administrativo – 100;
  • Auxiliar de Fiscalização Ambiental – 100;
  • Auxiliar de Laboratório de Saneamento – 100;
  • Editor de Projeto Visual Gráfico – 100;
  • Editor de Vídeo – 100;
  • Eletricista de Audiovisual – 100;
  • Espanhol Básico – 100;
  • Fotógrafo – 100;
  • Iluminador Cênico – 50;
  • Ilustrador – 100;
  • Inglês Básico – 100;
  • Inspetor de Qualidade – 100;
  • Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) – 100;
  • Língua Brasileira de Sinais (Libra) – Básico – 100;
  • Operador de Câmera – 100;
  • Operador de Produção em Unidade de Tratamento de Resíduos – 100;
  • Produtor de Cerveja – 100;
  • Promotor de Vendas – 100;
  • Recepcionista – 100;
  • Reciclador – 100;
  • Sonoplasta – 100;
  • Vendedor – 100.

VAGAS DO PRONATEC EM CAMPINAS

Pronatec oferece 600 vagas em 12 cursos em Campinas

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) abriu inscrições para 600 vagas em 12 cursos oferecidos na modalidade à distância (EAD) em Campinas (SP), nesta terça-fera (26). Os interessados devem se inscrever até o dia 22 de outubro pelo site do programa[Veja abaixo lista de cursos oferecidos na cidade]

Para participar do programa é necessário ter, no mínimo, 15 anos. Entre os requisitos estão ser estudante do ensino médio da rede pública; trabalhador; beneficiário de programas federais de transferência de renda; mulher responsável pela unidade familiar beneficiária de programas federais de transferência de renda; deficiente físico; adolescente ou jovem em cumprimento de medidas socioeducativas; entre outros.

A carga horária média dos cursos é de 160 horas. A previsão é que as aulas comecem em 30 de outubro e terminem no final de março de 2018. Para mais informações, a Prefeitura de Campinas pede para seja feito contato com o Departamento de Turismo da Prefeitura da cidades, no telefone (19) 2116-0724.

Cursos oferecidos pelo programa

  • Inglês Básico
  • Espanhol Básico
  • Mensageiro
  • Recepcionista
  • Produtor de Cerveja
  • Editor de Projeto Visual Gráfico
  • Editor de Vídeo
  • Fotógrafo
  • Iluminador Cênico
  • Locutor/Apresentador/Animador
  • Operador de Câmera e Sonoplasta

Serviço

Inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site do Pronatec até o dia 22 de outubro.

VAGAS DO PRONATEC EM ARAPIRACA

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) abre, nesta terça-feira (26), novas vagas para cursos profissionalizantes. As inscrições são intermediadas pela Prefeitura Municipal de Arapiraca, e podem ser realizadas na sede da Casa Integrada do Trabalho, localizada na rua São Francisco, centro da cidade.

As inscrições seguem até o próximo dia 14 de outubro e as vagas são voltadas para estudantes acima de 15 anos que concluíram ou estejam concluindo o Ensino Médio.

Os inscritos receberão, no ato da pré-matrícula, uma carta de encaminhamento informando o protocolo para inscrição e o período de início e término da oferta do curso, além do prazo máximo para acesso à plataforma.

Para se cadastrar, o estudante deverá apresentar a Carteira de Identidade (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o comprovante de residência e o comprovante de escolaridade, que pode ser o Histórico Escolar ou uma Declaração.

Confira a lista de cursos ofertados no 3º lote

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
AGENTE DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
AGENTE DE COMBATE AS ENDEMIAS
AGENTE DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
AGENTE DE LIMPEZA URBANA
AGENTE DE MICROCRÉDITO
AGENTE DE OBSERVAÇÃO DE SEGURANÇA
AJUDANTE DE OBRAS
ALMOXARIFE
ALMOXARIFE DE OBRAS
AMOSTRADOR DE MINÉRIOS
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
ASSISTENTE DE CONTROLE DE QUALIDADE
ASSISTENTE DE CRÉDITO E COBRANÇA
ASSISTENTE DE FATURAMENTO
ASSISTENTE DE LOGÍSTICA
ASSISTENTE DE PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS
ASSISTENTE DE SECRETARIA ESCOLAR
ASSISTENTE DE TESOURARIA
ASSISTENTE FINANCEIRO
AUXILIAR DE BIOTECNOLOGIA
AUXILIAR DE FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO
AUXILIAR DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL
AUXILIAR DE IMOBILIZAÇÃO ORTOPÉDICA
AUXILIAR DE LABORATÓRIO DE ENTOMOLOGIA MÉDICA
AUXILIAR DE LABORATÓRIO DE SANEAMENTO
AUXILIAR DE LABORATÓRIO DE SAÚDE
AUXILIAR DE OPERAÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUAS
AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
BALCONISTA DE FARMÁCIA
CADISTA PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL
COMPRADOR
CUIDADOR DE IDOSO
CUIDADOR INFANTIL
DESENHISTA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
ESPANHOL BÁSICO
GESTOR DE MICROEMPRESA
HIGIENISTA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
INGLÊS BÁSICO
INSPETOR DE QUALIDADE
INTRODUÇÃO À INTERPRETAÇÃO EM LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
LABORATORISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
LABORISTA DE SOLOS
LACTARISTA
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
LOCUTOR-APRESENTADOR-ANIMADOR
MENSAGEIRO
MONITOR DO USO E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
OPERADOR DE ATERRO SANITÁRIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
OPERADOR DE CAIXA
OPERADOR DE COMPUTADOR
OPERADOR DE EXPLOSIVOS EM JAZIDAS
OPERADOR DE MINA
OPERADOR DE PRODUÇÃO DE FÁRMACOS E MEDICAMENTOS
OPERADOR DE PRODUÇÃO EM UNIDADE DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS
OPERADOR DE TRTAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES
OPERADOR DE TRTAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
PRODUTOR DE CERVEJA
RECEPCIONISTA
RECEPCIONISTA EM SERVIÇOS DE SAÚDE
RECICLADOR
REPRESENTANTE COMERCIAL
VENDEDOR