Exercícios sobre a Reforma Protestante (com gabarito)

Exercício 1: (UFPB 2009)

(Adaptado) Em 1517, o monge Martinho Lutero divulgou suas noventa e cinco teses, nas quais criticava duramente a venda de indulgências e as arbitrariedades cometidas pela Igreja. Esse fato marcou o início da Reforma Protestante. Quanto às características da Reforma Protestante, assinale as alternativas verdadeiras.


Exercício 2: (UFSC 2018)

O ano de 2017 marca os 500 anos da publicação do documento considerado o marco fundador da Reforma Protestante: as 95 teses de Martinho Lutero.

Sobre a Reforma Protestante e seus desdobramentos, é correto afirmar que:


Exercício 3: (PUC-SP 2018/1)

A Reforma Protestante, iniciada em 1517 com Lutero, espalhou-se pela Europa nas décadas seguintes, alimentando revoltas sociais e conflitos políticos. Entre os reformadores, Calvino mostrou-se mais radical em sua crítica ao catolicismo por que:


Exercício 4: (Acafe 2018/1)

“Erram os pregadores de indulgências quando dizem que pelas indulgências do papa o homem fica livre de todo pecado e que está salvo”. Este é um dos pontos das 95 teses divulgadas por Martinho Lutero na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, em 1517, que está completando 500 anos em 2017. Acerca do contexto da reforma protestante, da atuação de Lutero e do avanço do movimento reformista na igreja europeia é correto afirmar, exceto:


Exercício 5: (Acafe 2017/1)

No ano de 2017 lembra-se os 500 anos da Reforma Protestante. A publicação das 95 teses de Martinho Lutero iniciou um confronto entre Roma e o monge agostiniano.

Considere a Reforma Protestante e seus desdobramentos, ocorrida na Europa, e analise as afirmações a seguir.

I – A ética Calvinista glorificava o trabalho e o lucro e classificava a riqueza como uma graça divina.
II – Para reforçar o catolicismo na Inglaterra e, com o apoio do Papa Clemente, Henrique VII fundou a Ordem Anglicana.
III – Em sua doutrina, Lutero manteve o celibato e a liturgia em latim.
IV – Excomungado pela Igreja Católica, Lutero recebeu a proteção da nobreza alemã.

Todas as afirmações corretas estão em:


Exercício 6: (Acafe 2017/2)

Em 2017 completam-se os 500 anos da Reforma Protestante. Iniciada em 1517, promoveu transformações religiosas e políticas na Europa moderna.

Sobre os eventos que têm relação com a Reforma Protestante é correto afirmar, exceto:


Exercício 7: (URCA 2017/1)

Os reformadores estavam interessados sobretudo na volta dos ensinamentos de São Paulo e Santo Agostinho, não só rejeitavam a ideia humanista de um revivescimento das realizações pagãs, mas propunham alijar praticamente todo o conjunto das instituições e doutrinas do fim da Idade Moderna. Assim, pode-se afirmar corretamente sobre a Reforma Protestante que:


Gabarito

Questão 1: 2, 4

Questão 2: 1, 2, 4, 8

Questão 3: C

Questão 4: D

Questão 5: B

Questão 6: D

Questão 7: C