Exerícios sobre a Guerra do Paraguai (com gabarito)

Exercício 1: (UFSC 2011)

Leia o texto abaixo com atenção.

Durante cinco anos, a partir de 1865, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai envolveram-se em um conflito armado com resultados trágicos para todos os participantes […]. Alguns historiadores se referem às consequências da Guerra do Paraguai com a expressão genocídio americano.

MURARO, V. F. História de Santa Catarina para ler e contar. Florianópolis: Cuca Fresca, 2003. p. 68.

Com base no texto e sobre a Guerra do Paraguai, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


Exercício 2: (UFSC 2017)

A Guerra do Paraguai e os livros didáticos

Até hoje essa guerra é ensinada de modo diferente aos jovens dos países envolvidos no conflito. Se nos livros paraguaios ela tem mais importância que a independência, é estudada sumariamente na maior parte dos manuais brasileiros e argentinos, enquanto nos livros uruguaios a tratam como um episódio quase estranho à história do país.
FRAGA, R. Uma guerra e muitas versões. Nossa História, São Paulo, ano 2, n. 13, p. 42, nov. 2004.

Sobre o Paraguai no contexto latino-americano e suas relações com o Brasil ao longo da história, é correto afirmar que:


Exercício 3: (URCA 2016/1)

De 1865 a 1870, a Bacia do Rio da Prata foi cenário do maior conflito entre nações das Américas a Guerra do Paraguai. Ela envolveu o Brasil, a Argentina e o Uruguai, que formaram a Tríplice Aliança contra o Paraguai. Seu início teve lugar logo depois de término da Guerra de Secessão nos EUA; conflito interno entre o Norte industrial e o Sul agropecuário e escravista daquele país.

Sobre a Guerra do Paraguai, assinale a alternativa CORRETA:


Exercício 4: (Unespar 2015)

A Guerra do Paraguai que se estendeu de 1864 a 1870, chamada entre os paraguaios de Grande Guerra ou de Guerra da Tríplice Aliança, reuniu o Brasil, a Argentina e o Uruguai, na Tríplice Aliança, contra o Paraguai. Sobre as consequências da guerra é correto afirmar que:


Gabarito

Questão 1: 2, 4

Questão 2: 2, 8, 16

Questão 3: A

Questão 4: A