10 dicas para estudar e passar no Enem e Vestibular

0

Veja 10 dicas para estudar e passar no Enem e Vestibular e saia na frente de seus concorrentes na corrida por uma vaga nas universidades ou faculdades!

Preparar-se para o Enem ou vestibular é uma tarefa que exige muita dedicação e disciplina. Apesar desses principais exames acontecerem no final do ano, estudar com tempo antecedente faz o estudante sair na frente na corrida por uma vaga. É importante se atentar para a organização e concentração ao resolver os exercícios mais complexos além de treinar a escrita.

10 dicas para estudar e passar no Enem e Vestibular

1. Seja organizado: Manter uma rotina de estudos, definir seus horários, bem como ter mais quatro horas diárias de estudo, além de cursinho pré-vestibular ou aulas do Ensino Médio levarão qualquer aluno ao sucesso!

2. Revise sempre o conteúdo: Não deixe para depois a prática importante de revisar o conteúdo. Não adianta deixar para revisar antes do Enem ou Vestibular. Aula revisada deve ser todo dia.

3. Divida seus horários de estudo: Não é produtivo ficar quatro horas estudando sem uma pausa. O melhor é dividir suas horas em dois blocos de duas horas cada. Entre os blocos, faça um intervalo de quinze minutos para descansar a mente.

4. Estabeleça fases: os blocos podem ser divididos em duas fases – a primeira deve ser uma revisão do que se viu na aula e a segunda, a resolução de exercícios.

5. Desafie-se com exercícios complexos: na área das exatas, busque resolver os exercícios mais com-plexos para complementar o conhecimento. Nas humanas, não fique somente nas questões alternativas e treine bastante a escrita.

6. Durma 7 horas por dia: o período de descanso é tão importante quanto o de estudo. Se não estiver bem descansado, o cérebro não apreenderá o conhecimento. Dormir sete horas por dia é o suficiente para repor as energias.

7. Pegue leve no fim de semana: durante um fim de semana ou outro você pode resolver simulados ou ter aulas complementares. Mas é preciso evitar loucuras – aproveite o dia para fazer programas leves, como sair com os amigos ou ficar com a família. O lazer também é imprescindível pois quem estuda muito precisa de um tempo para esfriar a cabeça.

8. Reponha matérias: imprevistos acontecem e, às vezes, é preciso faltar à aula. Nesse caso, o ideal é que você reponha assim que puder. Caso não consiga, revise o conteúdo durante o próximo fim de semana.

9. Tente deixar a leitura prazerosa: a leitura dos livros de literatura obrigatórios não deve ser um sofrimento para você. Leia de forma a apenas prestar atenção na história como um deleite para seus olhos, não fique pensando que a leitura é chata, pois se pensar assim, a leitura será mesmo!

10. Mantenha-se realmente informado: Nada de deixar passar as notícias e não saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Acompanhe diariamente as notícias por meio de jornais, revistas e sites na internet. Essa atividade pode ser considerada também um estudo, já que você precisa saber das atualidades.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.