Exercícios sobre Dom Casmurro (com gabarito)

Exercício 1: (UFPR 2010)

Sobre a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, considere as seguintes afirmativas:

  1. Logo no início do romance, Bentinho afirma: “Meu fim evidente era atar as duas pontas da vida”. Demonstra assim que, chegando ao final da vida, finalmente compreendeu tudo e pode então relatar com segurança que os acontecimentos que a definiram sucederam-se daquela maneira e pelas razões apontadas.
  2. Ao dar a conhecer sua vida desde a infância, o narrador Bentinho procura mostrar como na personalidade de Capitu menina já estavam as qualidades de dissimulação que ele viria a criticar mais tarde.
  3. Capitu é uma das personagens mais famosas da literatura brasileira. No entanto, pode-se argumentar que esse “sucesso” se dá, ele próprio, de forma “oblíqua e dissimulada”, já que ela nos é apresentada apenas através das palavras de um narrador que lhe é, a princípio, hostil.
  4. Tratando basicamente da vida de Bento Santiago, Dom Casmurro pode ser visto como uma exceção na obra de Machado, que vinha de largos painéis da sociedade carioca em seus primeiros romances (Ressurreição, por exemplo) e seguiria dali em diante para sagas familiares mais amplas (das famílias Cubas e Aires), dentro dos quadros do Realismo que vigorava na literatura de então.

Assinale a alternativa correta.


Exercício 2: (UFPR 2009)

Considere os seguintes fragmentos de análises de obras de autores brasileiros.

1. Visto de outro ângulo, há também nesse romance uma outra versão, realista e psicológica, dos “perfis de mulher” cultivados pelo romantismo. Não é só este, porém, na ficção de língua portuguesa, o primeiro “perfil feminino” tratado em profundidade, com uma argúcia rara, que não impede a simpatia compreensiva: é também o primeiro estudo menos incompleto de “psicologia do adolescente”. (Augusto Meyer)

2. Nesse romance o foco narrativo mostra a sua verdadeira força na medida em que é capaz de configurar o nível de consciência de um homem que, tendo conquistado a duras penas um lugar ao sol, absorveu na sua longa jornada toda a agressividade latente de um sistema de competição. O personagem principal cresceu e afirmou-se no clima da posse […]. Tragédia do ciúme, no plano afetivo, e, ao mesmo tempo, romance do desencontro fatal entre o universo do ter e o universo do ser, esse romance ficará na economia extrema de seus meios expressivos, como paradigma do romance psicológico e social da nossa literatura. (Alfredo Bosi)

3. Nesse romance, o autor veicula, a seu modo, por meio de seus personagens um dos mais explorados motivos da prosa literária – o triângulo amoroso. É, entretanto, pela fala do personagem-narrador que conhecemos os fatos, e é pelo filtro de sua visão que formamos o perfil psicológico de cada uma das personagens. (William Roberto Cereja; Thereza Cochar Magalhães)

4. O seu maior romance é uma interpretação da vida e uma procura do tempo perdido. Munido de uma apurada técnica literária, ele vai iniciar a exploração da vida, olhada em resumo, do cimo desse planalto em que a velhice começa. O herói do romance nos relata de início como mandou reproduzir, peça por peça, em outro bairro, a antiga casa de Mata-cavalos, quieta, acolhedora, cheia de coisas velhas e consagradas pelo uso. (Barreto Filho)

Referem-se à obra Dom Casmurro os trechos:


Exercício 3: (PUC-Campinas 2016/1 Direito)

O universo ficcional de Machado de Assis é povoado pelos tipos sociais que se mesclavam na sociedade fluminense do século XIX: proprietários, rentistas, comerciantes, homens pobres mas livres e escravos. Cruzam seus interesses e medem-se em seus poderes ou em sua falta de poder. É essa a configuração das personagens das obras-primas Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. A tragédia do negro escravizado está exposta em contos violentos, e o capricho dos senhores proprietários dá o tom a narradores como Brás Cubas e Bento Santiago, o Bentinho, que contam suas histórias de modo a apresentar com ar de naturalidade a prática das violências pessoais ou sociais mais profundas.
(TÁVOLA, Bernardim da, inédito)

Atente para os seguintes segmentos do romance Dom Casmurro:

I. “Vendeu as fazendolas e os escravos, comprou alguns que pôs ao ganho ou alugou, uma dúzia de prédios, certo número de apólices, e deixou-se estar na rua de Matacavalos (…)”
II. “Tinha o dom de se fazer aceito e necessário; dava-se por falta dele, como de pessoa da família. (…) Minha mãe dava-lhe de quando em quando alguns cobres.”

Esses segmentos retratam tipos sociais, aqui representados, respectivamente:


Gabarito

Questão 1: C
Neste exercício, a resposta correta é a letra C, a qual afirma que “somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras”. Sendo assim, as afirmativas 1 e 4 são falsas. Vejamos o porquê:
A afirmativa 1 diz: Logo no início do romance, Bentinho afirma: “Meu fim evidente era atar as duas pontas da vida”. Demonstra assim que, chegando ao final da vida, finalmente compreendeu tudo e pode então relatar com segurança que os acontecimentos que a definiram sucederam-se daquela maneira e pelas razões apontadas.
A interpretação do trecho está incorreta, pois quando ele diz que seu fim é atar as duas pontas da vida, ele está falando da adolescência e da velhice, como se pode ver na sequência do trecho do livro “e restaurar na velhice a adolescência”. Bentinho diz isso por achar que era impossível restaurar o sentido daquele período (adolescência), já que não era mais a mesma pessoa (havia envelhecido e tinha agora outra visão a respeito do que passara durante sua vida).
A afirmativa 4 diz: Tratando basicamente da vida de Bento Santiago, Dom Casmurro pode ser visto como uma exceção na obra de Machado, que vinha de largos painéis da sociedade carioca em seus primeiros romances (Ressurreição, por exemplo) e seguiria dali em diante para sagas familiares mais amplas (das famílias Cubas e Aires), dentro dos quadros do Realismo que vigorava na literatura de então.
A afirmativa está incorreta, pois o autor destacou-se na literatura realista brasileira especialmente pela trilogia que é encerrada com Dom Casmurro, romance em que Bento Santiago é narrador e personagem principal. Os outros dois clássicos de Machado que completam a sua trilogia realista são Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba. Dom Casmurro é um expoente da literatura realista brasileira e Bento Santiago com sua história de vida narrada no livro é um dos personagens mais conhecidos deste período literário.

Questão 2: D
A afirmativa correta para este exercício é a letra D, pois apenas as afirmativas 1, 3 e 4 referem-se à obra de Machado de Assis: Dom Casmurro.
Desta forma, a afirmativa 2 é a única que não se refere a Dom Casmurro. Vejamos o porquê:
Na afirmativa número 2, Alfredo Bosi afirma que “Nesse romance o foco narrativo mostra a sua verdadeira força na medida em que é capaz de configurar o nível de consciência de um homem que, tendo conquistado a duras penas um lugar ao sol, absorveu na sua longa jornada toda a agressividade latente de um sistema de competição. O personagem principal cresceu e afirmou-se no clima da posse […]. Tragédia do ciúme, no plano afetivo, e, ao mesmo tempo, romance do desencontro fatal entre o universo do ter e o universo do ser, esse romance ficará na economia extrema de seus meios expressivos, como paradigma do romance psicológico e social da nossa literatura”.
Esta afirmativa não poderia se referir a Dom Casmurro pois o romance é caracterizado exatamente por não deixar claro o nível de consciência do seu narrador, Bentinho, uma vez que desconhecemos quais das suas narrativas aconteceram verdadeiramente da forma como relata, e quais delas são devaneios e interpretações errôneas da personagem. A história narra sua vida familiar, social e amorosa, suas desventuras, sua entrada e saída do seminário, a traição que acredita ter acontecido entre sua amada e seu melhor amigo.
É um romance característicamente psicológico e aborda segundo a ótica realista a sociedade da época.
É incorreto ainda, afirmar que “o romance ficará na economia extrema de seus meios expressivos” uma vez que Dom Casmurro é dotado de diversos recursos literários recorrentes no Realismo como a ironia, a lógica e a intertextualidade por exemplo.

Questão 3: A

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