Exercícios sobre a obra São Bernardo, de Graciliano Ramos (com gabarito)

Exercício 1: (UFPR 2010)

Assinale a alternativa correta a respeito da relação de Paulo Honório, narrador de São Bernardo, de Graciliano Ramos, com outras personagens:


Gabarito

Questão 1: E
A única alternativa que fala corretamente a respeito da relação de Paulo Honório com os demais personagens do livro São Bernardo, é a letra E – “Casimiro Lopes, fiel capanga de Paulo Honório, é uma personagem que, ao mesmo tempo em que tem a insensibilidade de matar por encomenda, tem sensibilidade para tratar com crianças, compreendendo o filho do patrão melhor do que o próprio pai”.
As demais afirmativas estão equivocadas. Vejamos:
A letra A está incorreta, pois enquanto Paulo Honório está casado com Madalena, o Seu Ribeiro permanece trabalhando com a mesma, como guarda-livros. Somente após Madalena se suicidar, Seu Ribeiro abandona Paulo Honório.
A letra B está incorreta, pois Madalena se suicida por não suportar os maus tratos do marido, que se incomodava com a sua generosidade e intelectualidade a ponto de ser violento.
A letra C está incorreta, pois Dona Glória foi como uma mãe para Madalena, acompanhando a sobrinha quando ela casou, mesmo triste por abandonar a cidade e ir para o campo. Vai embora da fazenda após a morte da sobrinha.
A letra D está incorreta, pois o Padilha, na verdade, era um homem apaixonado por jogos, mulheres e bebidas. Ele acaba se tornando diretor de uma escola em São Bernardo, e sendo grande amigo de Madalena, acaba se desentendendo com ela durante a história.

You might also like

Comments are closed.