Educação à distância é a modalidade de ensino que mais cresce no país

Educação à distância é a modalidade de ensino que mais cresce no país

Você já imaginou fazer um curso superior sem, praticamente, sair de casa? Pois isso já é realidade para 1,4 milhão de estudantes brasileiros que fazem cursos à distância, os chamados cursos online.

Por esse sistema, o aluno não frequenta regularmente uma faculdade nem assiste presencialmente a uma aula dada por um professor. De modo geral, ele acessa todo o conteúdo do curso online em seu computador, tablet ou smartphone, via internet, de qualquer lugar e na hora que desejar. E o professor ou tutor orienta os estudos da turma em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), por meio de ferramentas virtuais, como fóruns de discussão, chats e webconferências.

O estudante pode usar vários recursos tecnológicos para estudar – assistir a videoaulas, escutar audioaulas e ainda participar de atividades em laboratórios virtuais. O aluno geralmente vai à faculdade apenas para realizar atividades práticas, usar a biblioteca e fazer avaliações. São os chamados polos de apoio presencial – unidades que oferecem apoio físico aos estudantes. A frequência a esses polos varia de acordo com o curso. Pode ser semanal, quinzenal ou mensal.

Forte expansão

Os primeiros cursos de graduação a distância surgiram no país no início dos anos 2000 e, desde então, essa modalidade de ensino tem registrado grande expansão – é a que mais cresceu no Brasil nos últimos dez anos.

“Esse crescimento se deve à criação de cursos EAD em todo o país, especialmente em locais em que não havia acesso à universidade”

Afirma Carlos Longo, diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).

Outra explicação é a diferença de preços entre as modalidades presencial e a EAD – esta chega a ser até 70% mais em conta. A tendência é que o número de cursos EAD aumente ainda mais, com as novas diretrizes aprovadas em 2017 pelo MEC, que flexibilizou a oferta desses cursos.

Perfil do aluno

Mas quem entra na EAD achando que vai ter uma rotina fácil está enganado. Para ter sucesso nesses cursos, é preciso dedicar-se aos estudos com regularidade, saber administrar o tempo, estabelecer metas diárias, priorizar tarefas e organizar o material a ser estudado.

Também é necessário ter certa familiaridade com tecnologia e independência para correr atrás do conhecimento e fazer pesquisas em diversas fontes.

Vantagens

Um dos pontos positivos em cursar uma graduação a distância é a flexibilidade de horários. Isso vale principalmente para quem tem uma rotina de trabalho apertada e não tem tempo de frequentar uma faculdade. A EAD também beneficia aqueles que moram em cidades que não têm instituições de Ensino Superior.

Outro aspecto importante é a economia de tempo e dinheiro com transporte (e também com alimentação), já que não é preciso ir todos os dias ao polo.

Qualidade 

Assim como na educação presencial, checar antes a qualidade do curso é essencial. Por isso, consulte os indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC), como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Enade.

Também é importante solicitar por e-mail (ou consultar pelo site, se disponí vel) o projeto pedagógico do curso para saber dos recursos tecnológicos disponíveis para o aluno. E, se puder, visitar o polo de apoio presencial para checar os laboratórios, a biblioteca e trocar uma ideia com alunos e professores.

Mercado e diploma

Até pouco tempo atrás, havia um certo preconceito com quem se formava na modalidade a distância, mas isso vem mudando de certa forma nos últimos anos. Um dos motivos é a oferta de graduação a distância também por universidades públicas, reconhecidas por sua qualidade. De todo modo, o nome e a reputação da instituição são fundamentais.

Alunos que concluem um curso de EAD também costumam ser vistos como pessoas que têm disciplina, capacidade de planejamento e autonomia, além de uma pegada empreendedora – características valorizadas pelo mercado de trabalho.

Vale lembrar que no diploma do aluno não consta a informação sobre se o curso foi feito na modalidade presencial ou a distância.

Cursos 24 horas

Aqui você tem a possibilidade de realizar diversos cursos com emissão de certificado reconhecido.

Fonte: Guia do Estudante – profissões.

Leitura complementar

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Deixe um comentário