Exercícios sobre o Método Científico (com gabarito)

Exercício 1: (VUNESP 2009)

Analise os itens a seguir.

I. Levantamento de deduções;
II. Formulação de hipótese;
III. Experimentos que podem ser realizados;
IV. Observação de um fato.

Os itens listados são etapas simplificadas do método científico. Pode-se prever que os passos lógicos desse método seria:


Exercício 2: (UFSC 2017)

Um físico atuante em renomado laboratório nacional resolveu dedicar-se exclusivamente a certa pesquisa experimental sobre a qual não havia nenhum conhecimento teórico anterior. Motivado apenas por sua criatividade e imaginação, queria verificar os efeitos de descargas elétricas no crescimento médio das árvores de um tipo particular que havia no pátio da universidade. Seu experimento consistia na aplicação diária de duas descargas elétricas em um conjunto de três árvores. Após alguns meses, comparava o crescimento médio dessas árvores com o de outras que não haviam recebido as descargas. Seus colegas do laboratório não admitiam que a pesquisa continuasse e utilizaram os seguintes argumentos:

I. A natureza altamente teórica da Física propicia um amplo número de problemas de pesquisa para o trabalho experimental. Pesquisa guiada por teoria é mais eficiente e tem mais chance de sucesso.
II. O experimento deveria ser realizado com um número grande de árvores para que fosse alcançado um conhecimento verdadeiro e imutável sobre o assunto.
III. Criatividade e imaginação, embora importantes para a produção de conhecimento, não devem ser a única justificativa para o início de uma pesquisa em Física.
IV. O método experimental não é adequado para a produção de conhecimento em Física.
V. O experimento deveria ser realizado com árvores da mesma espécie e com as mesmas descargas elétricas em diversos lugares para que fosse alcançado um conhecimento verdadeiro e imutável sobre o assunto.

Com base na visão atual sobre a produção de conhecimento em Física, é correto afirmar que:


Exercício 3: (Unespar 2015)

Uma das conquistas mais importantes para o desenvolvimento da ciência moderna foi o estabelecimento do método científico, para o qual muitos filósofos contribuíram. Um deles, René Descartes, dedicou sua obra Meditações metafísicas a construir um método científico rigoroso e seguro, que permitiu o avanço de muitas áreas da ciência. Assinale a opção que indica dois dos elementos dessa obra que são fundamentais para se compreender a proposta do filósofo.


Gabarito

Questão 1: E

Questão 2: 1, 4

Questão 3: A