Atividades, Exercícios e Simulados para Enem e Vestibulares.

15 Temas para a Redação do Enem 2017

Veja as sugestões de 15 temas para a redação do Enem 2017!

Veja as sugestões de 15 temas para a redação do Enem 2017 que nossos especialistas sugerem e se prepare para arrasar!!!

O tema da redação do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é o que mais causa ansiedade e temor aos candidatos e vestibulandos. Não há como adivinhar qual será o tema da Redação de 2017, mas podemos sugerir temas que por estarem em evidência tem grandes chances!

Dica*: Lembre-se de fazer sua redação pautado nas políticas sociais e nos direitos humanos!

15 Temas para a Redação do Enem 2017

1 – Bullying e Suicídio – O assunto ficou em destaque com a série 13 Reasons why, exibida na Netflix, sobre uma garota que comete suicídio porque, entre outros motivos, sofreu bullying na escola. O Bullying tem lei específica e recente do governo federal lei 13.185/2015.

Não apenas o tema Bullying nesse caso estaria em pauta e sim se estaria “correto” cometer suicídio e deixar cartas ou mídias semelhantes acusando os responsáveis. Fatos assim ocorreram depois da veiculação das série, inclusive no Brasil. Cito-os abaixo:

Sobre o tema suicídio é importante ressaltar também o alerta sobre o jogo Baleia azul que foi amplamente divulgado em nosso país.

2 – Internet: Notícias falsas – As notícias falsas (fake news) ganharam maior destaque após influenciarem importantes fatos políticos, como a acirrada vitória de Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos, e o resultado do plebiscito Brexit, que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia, ambos fatos marcados por inúmeras notícias falsas divulgadas na internet. O mesmo já ocorrera no Brasil nas eleições de 2014. A disseminação dessas notícias levou os gigantes Google e Facebook a adotar medidas de controle do que é veiculado. Não podemos esquecer também do caso do brasileiro fake que enganou até mesmo a rede BBC  e mais 120 seguidores do instagram, afirmando ser um fotógrafo de zona de guerra, conforme denunciado no seguinte artigo:Como ruiu a história do falso fotógrafo da ONU que enganou jornalistas, mulheres e 120 mil seguidores no Instagram.

3 – Tecnologia e sociedade: Tecnovícios – a relação viciante que os brasileiros experimentam no uso de telefones celulares multimídia. O uso intenso de smartphones envolve inúmeros aspectos, como na família, em educação, na saúde e no trânsito, entre outros. Em 2017, vários acidentes ocorreram envolvendo o celular, selfies, facebook, entre outros. Outra questão é a individualidade em que todos estão a cada dia cada vez mais desenvolvendo. Amizades por facebook e fobias sociais e depressão nas relações pessoais.

4 – Saúde: Obesidade – Ela está em crescimento no país. Segundo a última pesquisa por amostragem, feita por telefone pelo Ministério da Saúde, nos últimos dez anos a obesidade subiu de 11,8% das pessoas consultadas para 18,9%. Mais da metade dos consultados (53,8%) disseram que estão com excesso de peso; há dez anos eram 42,6%. Foram ouvidas mais de 53 mil pessoas com 18 anos ou mais de idade.

“A redação do Enem costuma funcionar como forma de conscientizar as pessoas sobre o tema escolhido. As famílias, país afora, discutem o assunto que caiu na prova. É o que aconteceu com a questão da persistência da violência contra a mulher, por exemplo. Na esfera da saúde do brasileiro, temos dois dados bastante preocupantes: o crescimento da obesidade e também o das ocorrências de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)”, destaca Dibbern, do Maximize. O tema é também aposta de Braga, do Curso pH.

5 – Meio ambiente: responsabilidade ambiental – “Após episódios como o rompimento da barragem de rejeitos em Mariana, o corte de recursos do Fundo Amazônia pelo governo da Noruega, a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o Aquecimento Global, entre outros fatos, os temas ligados à questão ambiental ganharam destaque e podem aparecer na redação. Dentre os recortes possíveis, merecem atenção a poluição urbana em lixo e transporte, o desmatamento e a geração de energia”, aposta Dibbern.

“Se quiserem falar da questão ambiental e fugir do polêmico tema Amazônia, eles vão abordar a questão do lixo e da reciclagem. O país quase não faz coleta seletiva de lixo e recicla pouco. Acho que esse tema viria endereçado a uma questão geral, como a responsabilidade das empresas, ou a necessidade de difusão de uma cultura de coleta seletiva e de reciclagem”, avalia Braga, do pH. Paganim, do Anglo, também avalia os temas de Meio Ambiente como fortes para cair na prova.

6 – Internet: a polarização de posições e opiniões nas redes sociais.Dar opiniões na internet deixa a pessoa mais corajosa e muitas fazem isso sem pensar e cometem crimes ao fazer isso, muitas vezes acreditando que estão atrás de um anonimato (impossível), como as inúmeras situações de racismo, entre outras.

7 – Cura Gay  e Homofobia– a decisão de um juiz dando direito aos gays de serem “curados” é um retrocesso ao movimento LGBT no país. Quem sabe chegou a hora de tocarmos nesse assunto em uma prova do ENEM? É preciso estar preparado e, sobretudo, lembrar que sua redação deve respeitar todo e qualquer indivíduo.

8 – Ensino Religioso nas escolas agora pode ser professado de acordo com a religião do professor. Outro retrocesso no país.

9 – Patrimônios imateriais: como preservar e valorizar elementos culturais das matrizes africanas e indígenas.

10 – Presídios superlotados: como garantir dignidade e oportunidades fora da criminalidade para pessoas privadas de liberdade.

11 – O desrespeito e violência aos professores – nunca se bateu, xingou-se, agrediu-se tanto professores como em 2017. Aonde iremos parar com tanta violência nas escolas?

12 – A Reforma Trabalhista aprovada em 2017 deu o que falar em toda e qualquer mídia social e na internet. Estude tudo sobre o assunto e tenha sua opinião. Esse tema é possível de voltar à baila pois agora um ponto controverso é a possibilidade de negociação acima da lei.

13 – Transgêneros – A questão dos transgêneros tem sido debatida amplamente no mundo inteiro. Na novela Força do Querer, a personagem Ivana mostrou a transição de gênero. É importante ressaltar que gênero e sexualidade são coisas diferentes.

14 – Clarice Lispector – A escritora completa 40 anos de falecimento em 2017 e é uma das personalidades mais citadas e copiadas e atribuídas textos falsos na internet.

15 – Anita Mafalti – Marco do modernismo brasileiro e estopim da Semana de Arte Moderna de 1922, a exposição de Anita Malfatti completa 100 anos em 2017.

Exposição de Pintura Moderna - Anita Malfatti

Exposição de Pintura Moderna – Anita Malfatti

Bons Estudos!!

You might also like