Exercícios sobre a Imigração Japonesa no Brasil (com gabarito)

Exercício 1: (UDESC 2008)

Em 2008 comemorou-se 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

Sobre a história da migração japonesa no Brasil, assinale V (Verdadeiro) para as afirmações verdadeiras e F (Falso) paras as afirmações falsas.

(   ) Grande parte dos imigrantes japoneses que imigrou para o Brasil, no início do século XX, era formada por camponeses de regiões pobres do Norte e Sul do Japão, que veio trabalhar nas fazendas de café do Oeste do Estado de São Paulo.

(   ) O acordo imigratório entre os governos brasileiro e japonês foi feito para suprir as necessidades de ambos os países. No começo do século XX, o Brasil precisava de mão-de-obra estrangeira para as lavouras de café, enquanto o Japão passava por um período de grande crescimento populacional.

(   ) A maioria dos imigrantes japoneses fixou-se no Estado de São Paulo, nessa região formaram-se bairros e até mesmo colônias com um grande número de japoneses. Porém, algumas famílias de japoneses espalharam-se para outros lugares do Brasil.

(   ) Durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os japoneses enfrentaram muitos problemas em território brasileiro. A imigração de japoneses para o Brasil foi proibida e vários atos do governo brasileiro prejudicaram os japoneses e seus descendentes.

(   ) Nos primeiros dez anos da imigração, aproximadamente quinze mil japoneses chegaram ao Brasil, número que aumentou com o início da Primeira Guerra Mundial. Hoje, o Brasil é o país com a maior quantidade de japoneses fora do Japão.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta de cima para baixo.


Exercício 2: (UDESC 2008)

A partir de 1950, Santa Catarina passa também a receber imigrantes japoneses. Sobre a imigração japonesa no Estado, é incorreto afirmar:


Exercício 3: (UDESC 2008)

Em 1961 chegaram os primeiros imigrantes japoneses ao Estado de Santa Catarina. A cidade catarinense que os recebeu foi:


Gabarito

Questão 1: C

Questão 2: B

Questão 3: D