Questões sobre Solstícios e Equinócios (com gabarito)

Exercício 1: (UDESC 2018/1)

No dia 21 de junho, tivemos o solstício de inverno no hemisfério sul. A NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration, órgão governamental dos EUA) publicou neste mês algumas mudanças climáticas percebidas em comparação a outros anos. Entre elas, a média global de temperatura neste mês foi 0,8ºC acima da média do século 20, a Europa teve seu segundo ano mais quente, já registrado em 108 anos, e é junto com a África o continente mais quente.

Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/climatempo/planeta-tem-2-ano-mais-quente-diz-noaa,a2c6f789d273a22c74ef600603eb48fb6kn7o65a.html, acessado em 30 de agosto de 2017.

Sobre solstícios e equinócios, analise as proposições, e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Durante o solstício de inverno no hemisfério sul, o sol estará incidindo perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio.
( ) Durante o solstício de verão no hemisfério sul, a região polar que não recebe sol é o Círculo Polar Ártico.
( ) Durante os equinócios, dias e noites têm duração iguais.
( ) O equinócio marca as estações de outono e primavera no Brasil, sendo as datas no mês de março e setembro, respectivamente.
( ) O início do solstício de inverno marca a noite mais longa do ano.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.


Exercício 2: (UFRGS 2015)

Trinta e duas seleções participaram da Copa do Mundo de Futebol da FIFA no Brasil, nos meses de junho e julho de 2014, final do equinócio de outono e início do solstício de inverno em quase a totalidade do território nacional.

Assinale a alternativa que contém os países cujas seleções vieram de uma condição de iluminação solar oposta à que encontraram na maior parte do Brasil.


Gabarito

Questão 1: A

Questão 2: B