Exercícios sobre raízes das plantas (com gabarito)

Exercício 1: (Enem 2016)

A vegetação apresenta adaptações ao ambiente, como plantas arbóreas e arbustivas com raízes que se expandem horizontalmente, permitindo forte ancoragem no substrato lamacento; raízes que se expandem verticalmente, por causa da baixa oxigenação do substrato; folhas que têm glândulas para eliminar o excesso de sais; folhas que podem apresentar cutícula espessa para reduzir a perda de água por evaporação.

As características descritas referem-se a plantas adaptadas ao bioma:


Exercício 2: (URCA 2017/1)

As plantas possuem uma área de absorção na raiz por onde estas retiram do ambiente água e sais minerais. Esse tecido de absorção é anatomicamente classificado como um:


Exercício 3: (URCA 2016/1)

As raízes desempenham várias funções para a sobrevivência da planta e de uma maneira geral, ocupam um espaço muito maior que a parte aérea da planta. Com relação ao sistema radicular, é verdadeiro:


Exercício 4: (URCA 2015/2)

As plantas que vivem em ambientes permanentemente alagados e de substrato não muito firmes desenvolvem adaptações que lhes permitem uma vida normal nesses lugares. É o que mostra a figura em que aparecem raízes:


Exercício 5: (UERJ 2018 2º Exame)

Por serem formados por sedimentos bem finos, que se deslocam facilmente, os solos dos mangues são mais instáveis. Árvores encontradas nesse ambiente apresentam adaptações que garantem sua sobrevivência, como o formato diferenciado de suas raízes, ilustrado na imagem.

O formato diferenciado de raiz desses vegetais contribui para o seguinte processo:


Gabarito

Questão 1: D

Questão 2: B

Questão 3: C

Questão 4: E

Questão 5: A