Questões sobre as Placas Tectônicas (com gabarito)

Exercício 1: (UDESC 2016/1)

A teoria da tectônica de placas afirma que a América do Sul e a África estiveram unidas e iniciaram sua separação há cerca de 125 milhões de anos.

Assinale a alternativa que contém o nome da era geológica em que se iniciou tal separação, o do bloco formado pela América do Sul e África e o do continente que também fazia parte deste bloco, sequencialmente.


Exercício 2: (UFRGS 2017)

Considere as afirmações abaixo, sobre a Teoria da Tectônica de Placas.

I – A litosfera, de acordo com essa teoria, está fragmentada em placas rígidas que se movimentam.
II – As placas tectônicas são movidas pela convecção do manto, e a energia vem do calor interno da Terra.
III – Os limites das placas apresentam feições de grandes proporções, como estreitos cinturões de montanhas, cinturões de terremotos e cadeias de vulcões.

Quais estão corretas?


Exercício 3: (Acafe 2015/2)

A crosta terrestre é formada por placas tectônicas que se movimentam em várias direções. O mês de abril de 2015 apresentou fenômenos relacionados à movimentação dessas placas tectônicas.

Sobre essas placas e os fenômenos originados, todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Exercício 4: (URCA 2015/2)

Com base no infográfico abaixo, e diante das recentes informações vinculadas na mídia sobre o Terremoto no NEPAL pode-se afirmar que:

Com o desenvolvimento da Teoria das Placas Tectônicas, nos anos 1960 e 1970, fenômenos como o vulcanismo, os terremotos e a formação de cadeias montanhosas vêm tendo uma compreensão mais aprofundada. Isto permite, inclusive, a previsão de eventos de alta intensidade destrutiva, conforme o acontecido no NEPAL, já que, nessa região, a crosta terrestre:


Gabarito

Questão 1: D

Questão 2: E

Questão 3: A

Questão 4: B