Questões sobre Desastres Naturais (com gabarito)

Exercício 1: (UFSC 2017)

No Brasil, os desastres naturais têm sido tratados de forma segmentada entre os diversos setores da sociedade. Nos últimos anos, vem ocorrendo uma intensificação dos prejuízos causados por esses fenômenos devido ao mau planejamento urbano.
Disponível em: <http://logatti.edu.br/images/prevencaodesastres.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2016.

Segundo Saito, na obra Desastres naturais: conceitos básicos, pode-se definir desastres naturais “como resultado do impacto de um fenômeno natural extremo ou intenso sobre um sistema social, e que causa sérios danos e prejuízos que excedam a capacidade dos afetados em conviver com o impacto”. Os desastres naturais são classificados quanto à natureza como biológicos, geofísicos, climatológicos, hidrológicos e meteorológicos.
Disponível em: <http://www.inpe.br/crs/crectealc/pdf/silvia_saito.pdf>. Acesso em: 26 set. 2016.

Sobre desastres naturais, é correto afirmar que:


Exercício 2: (FUVEST 2017)

Várias cidades europeias sofreram inundações em 2016. A inundação do rio Sena, em Paris, França, excedeu o leito do rio em mais de 6 metros, mas não ultrapassou a inundação histórica de 1910, quando o rio extravasou 8 metros. As figuras mostram as transformações do curso do rio Sena e de seu entorno, ocupado pelo homem, desde o passado no Neolítico até os dias atuais.

De acordo com as informações apresentadas, é correto afirmar:


Gabarito

Questão 1: 1, 2

Questão 2: D