Questões sobre os Índios do Brasil (com gabarito)

Exercício 1: (UFPB 2008)

(Adaptado) Leia o texto:

“Surgimos da confluência, do entrechoque e do caldea­mento do invasor português com índios silvícolas e campi­neiros e com negros africanos, uns e outros aliciados como escravos. […] nessa confluência tem-se um novo modelo de estrutura social. Novo porque surge como uma etnia na­cional, diferenciada culturalmente de suas matizes forma­doras. Povo novo ainda porque é fundado num tipo reno­vado de escravismo e numa servidão continuada ao mer­cado mundial.” (RIBEIRO, 1995, p. 9).

No texto, o autor descreve a formação social do povo brasileiro. Considerando a questão indígena e as informações apresentadas, assinale as alternativas verdadeiras.


Exercício 2: (UFPB 2008)

Sobre os povos indígenas no Brasil, pode-se afirmar:

I.  Eles viviam em aldeias formadas por grandes casas, cada uma delas habitada por dezenas de pessoas ligadas pelo casamento e parentesco. Embora não tivessem chefes formais, os seus grandes guerreiros detinham um enorme prestígio, o que lhes permitia alguns privilégios, como o de possuírem várias esposas.

II.  Alguns desses povos, como os Potiguara da Paraíba, ofereceram grande resistência à colonização portuguesa, enquanto outros, como os Tupiniquim de São Paulo, apoiaram os europeus em suas guerras contra outros povos tupis. Os portugueses utilizaram muito bem as rivalidades entre os índios como arma de conquista.

III. Os tupis possuíam uma economia bastante simples, baseada no cultivo de plantas, como trigo e milho, e na criação de pequenos animais, como cabras e galinhas. Algumas aldeias possuíam pequenos celeiros, onde a produção era armazenada e monopolizada pelos chefes hereditários.

Está(ão) correta(s) apenas:


Exercício 3: (UFSC 2017)

Povos resistentes

Não somos povos emergentes nem povos ressurgidos, somos resistentes! Somos povos resistentes! A frase foi entoada como um grito de guerra pelo cacique Pequena da etnia Jenipapo-Canindé, do Ceará, em um encontro ocorrido em Olinda, em 2006. Esse encontro, que reuniu 47 grupos étnicos, foi um marco na luta dos povos indígenas que ainda não têm sua identidade reconhecida. Muitos grupos buscam esse reconhecimento perante a sociedade e o poder público.
Ser Protagonista: História, 3o Ano: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2013, p. 18.

Sobre os povos indígenas, é correto afirmar que:


Gabarito

Questão 1: 1, 4, 8

Questão 2: D

Questão 3: 2, 8, 32