Questões sobre Países Subdesenvolvidos (com gabarito)

Exercício 1: (ADVISE 2009)

Os Países Subdesenvolvidos recentemente industrializados como: Brasil, México, Argentina, Índia, etc., nos dias atuais apresentam um certo crescimento econômico em seus PIBs, no entanto passaram a:

I. melhorar profundamente as desigualdades sociais e econômicas em seus territórios;

II. depender das grandes potências mundiais através do FMI, BIRD e das multinacionais que controlam a indústria, comércio e capital financeiro nestes países subdesenvolvidos;

III. depender de tecnologia e endividaram-se externamente;

IV. Melhorar a distribuição da renda entre as diferentes camadas sociais.

A resposta incorreta é:


Exercício 2: (UDESC 2017/2)

Muitos países são denominados subdesenvolvidos. Analise as proposições em relação ao subdesenvolvimento e as suas características principais.

I. A grande desigualdade social e a dependência tecnológica e econômica são elementos essenciais para a definição de subdesenvolvimento.
II. Devido à modernização, na última década, nas áreas de agricultura, estrutura industrial e geração de energia elétrica, o Brasil deixou de ser um país subdesenvolvido e passou a ser classificado como desenvolvido.
III. Em geral, os países subdesenvolvidos têm sua economia baseada na exportação de produtos primários e importação de produtos industrializados com elevada tecnologia.
IV. A agricultura de subsistência é a principal forma de manutenção de países subdesenvolvidos, pois esses não apresentam relações com o mercado externo.
V. São países, em geral, com elevadas taxas de dívidas externas e têm como credores grupos financeiros internacionais, cujas sedes se localizam em países desenvolvidos.

Assinale a alternativa correta.


Gabarito

Questão 1: D

Questão 2: C