Atividades, Exercícios e Simulados para Enem e Vestibulares.

Vestibular Unesp 2018 abre inscrições dia 11 de setembro

Faça sua inscrição para o Vestibular Unesp 2018

Vestibular Unesp 2018 abre inscrições dia 11 de setembro

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) receberá a partir de 11 de setembro, segunda-feira, as inscrições para o Vestibular 2018, com oferta de 7.365 vagas em 173 opções de cursos, distribuídas em unidades localizadas em 23 cidades.

Os interessados a participar do Vestibular da UNESP deverão se inscrever pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), até 9 de outubro.

No mesmo dia em que serão abertas as inscrições, a Unesp encerrará o prazo para os pedidos de isenção e redução de 50% da taxa.

Para pedir isenção da taxa, os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição, disponível na página da Vunesp, e enviar os documentos comprobatórios por meio digital (upload), conforme orientações disponíveis no próprio site.

Quem pode pedir isenção da taxa

Podem pedir isenção vestibulandos com renda familiar mensal igual ou inferior a R$ 1.405,50 por pessoa.

O resultado da solicitação será divulgado em 5 de outubro, na mesma página. Os pedidos deferidos já significarão a efetivação da inscrição do solicitante.

O pedido de redução de 50% do valor da taxa destina-se a candidatos matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular e que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados.

O prazo é semelhante ao do pedido de isenção, bem como a necessidade de envio de documentação comprobatória por meio digital (upload). O resultado dos pedidos de redução será divulgado em 26 de setembro.

A Unesp oferece ainda redução de 75% aos cerca de 500 mil alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista. O período para cadastramento destes candidatos é o mesmo da inscrição dos pagantes de taxa integral, de 11 de setembro a 9 de outubro.

São oferecidas para o Vestibular 2018 da Unesp um total de 7.365 vagas em 173 cursos de 23 cidades, sendo 50% (3.698 vagas) destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. Este índice era de 45% no último exame, quando a porcentagem de ingressantes oriundos de escolas públicas foi de 52,6%.

As provas da primeira fase da seleção serão realizadas no dia 15 de novembro, em 31 cidades paulistas e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG). No ano passado, o total foi de 102.230 inscritos no Vestibular Unesp.

Sobre a Unesp

A Unesp, Universidade Estadual Paulista, é uma universidade pública, gratuita, que está entre as maiores e melhores do País. Está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo com 34 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento.

Fundada em 1976, a instituição oferece 182 cursos de graduação e 146 programas de pós-graduação. Tem 51.311 alunos (37.770 na graduação, 13.541 na pós stricto sensu), 3.826 professores e 6.782 servidores técnico-administrativos. Possui cerca de 1.900 laboratórios e 30 bibliotecas, com mais de 1,3 milhão de livros.

Oferece ainda cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade.

Três escolas de ensino técnico são mantidas pela Universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal.

Mais informações:

Informações sobre todos os cursos da Universidade no Guia de Profissões, em www.unesp.br/guiadeprofissoes

Assista um vídeo sobre a Unesp em www.unesp.br/unespvideos

Disque Vunesp – (11) 3874-6300 (de segunda a sábado, das 8 às 20 horas)

Sites – http://vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br

Saiba mais sobre a UNESP

 A Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma das três universidades paulistas públicas e de ensino gratuito.
Há, no entanto, uma peculiaridade que a distingue das demais: é a única universidade presente em praticamente todo o território paulista. Sua estrutura multicâmpus está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo, sendo 22 câmpus no Interior, um na Capital e um em São Vicente – o primeiro de uma universidade pública no Litoral Paulista.
Criada em 1976, a partir de institutos isolados de ensino superior que existiam em várias regiões do Estado de São Paulo, a Unesp tem 34 unidades. Elas oferecem 136 cursos de graduação, com 183 opções de entrada pelo vestibular, formam, por ano, 5,6 mil novos profissionais e são responsáveis por 149 programas de pós-graduação.

Infraestrutura

A Universidade possui mais de 1.900 laboratórios e 30 bibliotecas, mais de 3,2 milhões de títulos, incluindo livros e artigos/revistas. Além disso, à disposição de alunos e professores, há museus, hortos, biotérios, jardins botânicos e cinco fazendas experimentais, perfazendo uma área total próxima a 62 milhões de m2, sendo aproximadamente 972 mil m2 de área construída.
O Hospital das Clínicas de Botucatu, autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo desde 2011, mantém seu vínculo com a Faculdade de Medicina de Botucatu, nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. A Faculdade administra o Hospital Estadual de Bauru. Somam-se a esse conjunto três hospitais veterinários e clínicas de odontologia, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia.
Ensino
Os 3,8 mil professores garantem sólida formação aos alunos. A Unesp oferece 183 opções de cursos de graduação nas áreas de Exatas, Humanidades e Biológicas. Na seleção para ingresso dos mais recentes Vestibulares realizados em dezembro de 2016 e junho de 2017, 113.924 candidatos disputaram 7.725 vagas.
Na graduação, quase 38 mil alunos podem participar de programas especiais de treinamento e realizar atividades extracurriculares. Eles têm ainda a possibilidade de atuar em empresas juniores, prestando diferentes tipos de serviços, como consultoria, assessoria, elaboração de projetos e pesquisas de opinião. Na pós-graduação, cerca de 14 mil alunos estudam em 149 programas, que oferecem mestrados acadêmicos e profissionais, além de doutorados acadêmicos.

Incentivos

Os alunos da Unesp contam com uma série de estímulos para seu aprimoramento. Há diversas modalidades de auxílios, como bolsas de iniciação científica, de extensão e de iniciação à docência, assim como bolsas que adotam critérios socioeconômicos como bolsas de apoio ao estudante e auxílio aluguel.
A Universidade oferece, ainda, a perspectiva de participação em programas de intercâmbio de estudantes com bolsa concedida pela instituição anfitriã, por agências de fomento ou pela própria Unesp.