Tema de Redação para o Enem: Resiliência

Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema A necessidade da resiliência dos jovens no Brasil do século XXI.

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PROPOSTA I (Enem)

A partir da leitura do texto motivador seguinte e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A necessidade da resiliência dos jovens no Brasil do século XXI, haja vista a superação das barreiras educacionais, sociais e profissionais, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto I

É raro encontrar pessoas que não passaram por problemas pessoais ou profissionais ao longo da vida. Quantas vezes não nos deparamos com situações que parecem sem respostas, sem alternativas ou fadadas ao fracasso? Diante dessas adversidades, é fundamental ser resiliente e encarar os problemas com coragem, não ceder à pressão e superar todos os desafios impostos.

O termo resiliência vem da física, e diz respeito à capacidade de um material absorver impactos e voltar à sua forma original. Uma pessoa resiliente, portanto, é aquela que não entra em desespero diante de algum imprevisto ou adversidade, muito pelo contrário: ela desafia a situação e aprende com os erros cometidos.

No mundo corporativo, a resiliência é uma característica muito valorizada por empresas e gestores. Isso porque o colaborador resiliente mostra que é capaz de trabalhar sob pressão e de perseverar diante dos problemas. Pessoas que não têm um nível de resiliência alto acabam ficando pelo caminho, não conseguindo promoções e se frustrando ao longo da vida. O motivo para isso é bem simples: a pessoa resiliente é mais preparada para ouvir um “não”, e encara essas negativas com incentivo para buscar um “sim”. Em um mercado cada vez mais competitivo, esta é uma atitude fundamental para o sucesso.

No âmbito pessoal, a resiliência se mostra importante especialmente em traumas severos em relacionamentos – como a perda de um amigo próximo ou quando a família enfrenta uma doença. Nesses casos, a pessoa resiliente terá mais capacidade de assimilar os golpes de vida, levantar e seguir seu caminho. Para ela todo este período servirá como alicerce para um aprendizado que certamente fará diferença para suas próximas decisões.

Disponível em http://www.sbie.com.br/blog/conceito-e-definicao-de-resiliencia/

Texto II

A resiliência distingue-se pela habilidade do ser humano responder às demandas da vida cotidiana de forma positiva, a despeito das adversidades enfrentadas ao longo de seu ciclo vital de desenvolvimento, resultando na combinação entre os atributos do indivíduo, de seu ambiente familiar, social e cultural. Denomina-se resiliência a capacidade de superar as mais difíceis situações, enquanto outras pessoas ficam aprisionadas na infelicidade e na angústia que se abatem sobre elas.

Oriunda do latim, a palavra resilio denota retornar a um estado anterior, sendo empregada, na engenharia e na física, para definir a capacidade de um corpo físico voltar ao seu estado normal, depois de haver sofrido uma pressão sobre si. Posteriormente, o termo foi adaptado para as ciências humanas e da saúde, exprimindo a capacidade que alguns indivíduos possuem para resistirem às adversidades, a força necessária para a saúde mental estabilizar-se durante a vida, mesmo após a exposição a riscos. Demonstrando a habilidade de se acomodar e reequilibrar frente às adversidades.

Disponível em http://www.facenf.uerj.br/v22n3/v22n3a11.pdf

Instruções:

• O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
• O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
• A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
• tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”.
• fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
• apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
• apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

PROPOSTA II (Outros vestibulares)

A estação chuvosa em nosso Estado está iniciando, mas ainda há dúvidas sobre a sua potencialização, devido ao prolongado período de seca. Em vista disso, escreva uma dissertação em que você analisa o problema, do ponto de vista climático e político, ao final, algumas soluções para amenizar o problema.

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